Dinâmicas de Aula

Neste separador, expomos algumas dinâmicas de aula realizadas e reflexões sobre as mesmas.


"Abrigo Nuclear"

Lições Nºs 39 e 40, Dia 24 de Novembro de 2020

Explicação:

Começámos por escolher 8 alunos para se sentarem numa semi-lua de frente para os restantes colegas. A cada aluno foi dado um traço de personalidade, profissão ou situação: 

  • João - Professor;
  • Ricardo - Cientista;
  • Tiago - Ator;
  • Vitaly - Sacerdote;
  • Inês - Médica;
  • Laura - Artista musical;
  • Matilde - Atleta;
  • Carlota - Grávida.

A atividade consistia no diálogo dos 8 alunos onde os mesmos tinham de expulsar 4, pois somente havia espaço para 4 alunos. O tempo do diálogo foi 20min e as personagens que ficaram no abrigo foram: o Professor, o Cientista, a Médica e a Atleta.

Durante o diálogo:

Durante toda a conversa, os alunos argumentaram sobre os benefícios de cada um ficar, contudo na maior parte do tempo os alunos dedicaram a argumentar mais o porque de outras personagens ficarem do que eles próprios. Quem se defendeu mais a si próprio foi: o Cientista, a Grávida, o Sacerdote e a Artista Musical. Quem mais defendeu os outros foi: a Médica e a Atleta. Uma questão que foi muito mencionada foi o futuro, e a questão da reprodução, por isso os alunos decidiram, cedo, que iriam ficar 2 homens e 2 mulheres.

Depois do diálogo:

Foi perguntado a cada aluno se concordava com a decisão, e se a resposta fosse não, quem achava que devia ficar. Houve alunos que participaram que discordaram com o que ficou acordado no exercício. Uma das personagens que mais foi salva pelos alunos, que não tinham personagens, foi a Grávida.

Reflexões Finais:

Percebeu-se que cada personagem tinha um valor intrínseco, como o Sacerdote cujo valor era o Sagrado, ou a Grávida, cujo valor era a Vida, ou ainda a Artista cujo valor era a Arte. Concluiu-se que as decisões e as diferentes opiniões se deviam aos choques de valores, pois há alunos que prezam mais alguns valores e alunos que prezam mais outros. Viu-se que os alunos se focaram apenas nas profissões ou situações que lhes foram dadas e não saíram muito desse registo, não adicionando características psicológicas ou outras capacidades. Em suma, este exercício teve como objetivo perceber que cada pessoa tem os seus valores e que cada um os hierarquiza de maneira diferente devido às suas influências culturais e subculturais, pois apesar de fazermos todos parte da grande cultura portuguesa, divergimos na maneira de pensar, agir e sentir.


"Projeto do Intercâmbio"

Lições Nºs 51 e 52, Dia 5 de Janeiro de 2021

Explicação:

A professora começou a aula por dar a cada mesa uma folha. Essa folha continha uma lista de possibilidades de cenários e ambientes no qual poderíamos ser inseridos se fossemos fazer um intercâmbio para o estrangeiro. De seguida, pediu a cada aluno que escolhesse, entre as 14 opções, as duas em que preferia ser inserido e as duas em que não preferia de todo.

Desenvolvimento:

Depois de todos terem escolhido, a professora começou por escrever no quadro as 14 opções e perguntou a cada aluno as suas escolhas para poderem ser apontadas, pelo que ficámos com o seguinte, o que já inclui as nossas escolhas:

Escolhas Positivas

  1. 2 votos
  2. 0 votos
  3. 4 votos - Vera Rego
  4. 1 voto
  5. 4 votos
  6. 5 votos - Beatriz Mimoso
  7. 0 votos
  8. 4 votos
  9. 15 votos - Beatriz Mimoso
  10. 4 votos
  11. 2 votos
  12. 0 votos
  13. 1 voto
  14. 12 votos - Vera Rego

Escolhas Negativas

  1. 2 votos
  2. 16 votos - Ambas
  3. 2 votos
  4. 2 votos
  5. 1 voto
  6. 1 voto
  7. 0 votos
  8. 13 votos - Vera Rego
  9. 8 votos
  10. 0 votos
  11. 1 votos
  12. 4 votos - Beatriz Mimoso
  13. 0 votos
  14. 4 votos

Como podemos verificar, a maioria dos alunos votou, para as escolhas positivas, na opção 10 "Dois artistas africanos com cerca de 40 anos, levando uma vida mais ou menos boémia, pouco convencional, e que têm muitos amigos artistas" e na opção 3 "Uma família com uma filha de 17 anos, aluna do ensino secundário, cujo pai é contabilista num banco e a mãe professora".

Para as escolhas negativas, a maioria votou na opção 2 "Uma família de trabalhadores imigrantes romenos com 5 filhos, de 1 a 12 anos de idade" e na opção 8 "Uma família de ciganos de 5 pessoas, em que o pai trabalha ocasionalmente. Pertencem a uma grande família, com a qual mantêm laços muito estreitos e gostam de fazer festas". Contudo, podemos ver que há uma grande diferença de votos da opção 9 "Um casal de americanos sem filhos: o marido trabalha na Embaixada dos EUA e a mulher trata da casa e dos seus 3 caniches" para as outras.

Em seguida, a professora pediu a cada aluno que explicasse a sua escolha, enumerando as suas razões. Pelo que estas foram a maioria das razões:

ESCOLHAS POSITIVAS

  • Em algumas opções, como a 4, o acolhedor tem mais experiência de vida, o que dará oportunidade para recolher novas experiências;
  • Em certas opções, como a 10, teríamos a oportunidade de aprender mais sobre arte, música, literatura, etc;
  • Em algumas opções, como a 3 ou a 9, a cultura e o estilo de vida são muito semelhantes aos nossos em Portugal;
  • Por último, em certas opções, como a 7, o ambiente em que iríamos ser inseridos é parecido ao nosso, para além de que os elementos da casa teriam mais ou menos a mesma idade que nós, pelo que teríamos interesses em comum.

ESCOLHAS NEGATIVAS

  • Em algumas opções, como a 8 ou a 12, seríamos inseridos em famílias com culturas, costumes e valores muito diferentes dos nossos;
  • Em certas opções, como a 2, ficaríamos em ambientes bastante barulhentos e com demasiada confusão, tendo em conta que estaríamos num intercâmbio em que precisaríamos de silêncio e tranquilidade para estudar, por exemplo;
  • Por último, em certas opções, como a 3 ou a 9, alguns alunos consideraram que este ambiente era demasiado entediante comparado com a sua vida atual.

Conclusão:

Para concluir, a professora enfatizou o facto de que nenhum dos alunos considerou cenários diferentes, todos foram guiados pelos estereótipos da sociedade. Como por exemplo, a opção 3, "Uma família com uma filha de 17 anos, aluna do ensino secundário, cujo pai é contabilista num banco e a mãe professora", é rapidamente associada ao tédio. E a opção 8, "Uma família de ciganos de 5 pessoas, em que o pai trabalha ocasionalmente. Pertencem a uma grande família, com a qual mantêm laços muito estreitos e gostam de fazer festas", é logo associada à pobreza.

Para além disso, podemos concluir que, apesar de acharmos que não somos guiados pelos estereótipos da sociedade, prestamos muita atenção aos mesmos. Deixamos que uma imagem negativa ou um preconceito que temos em relação a um grupo social, nos dite como devemos ver o seu estatuto social nessa sociedade, com uma certa desvalorização.


"Comunicação"

Lições Nºs 55 e 56, Dia 12 de Janeiro de 2021

Explicação:

O jogo consistia em, depois de formar pares ou grupos de 3 alunos, escolher 4 palavras. Apenas 4 palavras, sem nenhum contexto por detrás.

Depois das palavras escolhidas, foi pedido que comunicássemos com o nosso par apenas usando 4 palavras, durante 2 minutos.

No meu grupo as palavras escolhidas foram:

  • Vera: Lugar, Ser, Não, Nós;
  • Beatriz: Porque, Eu, Sei, Não;
  • Outro Colega: Sim, Não, Como, Porquê;
  • Outros grupos (exemplo): Palavras relacionadas com bens de primeira necessidade como "Água".

De seguida, foi nos pedido que conversássemos durante 1 minuto e agora podíamos usar as nossas palavras e as palavras do(s) nosso(s) colega(s).

Reflexões:

Depois do jogo, a professora questionou-nos sobre o que tínhamos sentido durante aqueles minutos. Alguns acharam que 4 ou 8 palavras eram muito poucas palavras para se conseguir comunicar, havendo, assim, uma grande dificuldade em falar com os outros. Alguns alunos mencionaram que mais parecíamos macacos do que humanos. Chegou-se à conclusão de que tanto repetir certas palavras, elas perdiam o sentido. Durante a partilha, houve alunos que mencionaram que em vez de optar por usar aquelas palavras, começaram a usar gestos para se comunicar.

Chegando à conclusão de que os gestos eram, antes de a língua aparecer, a forma que os nossos antepassados tinham de comunicar, percebeu-se o intuito do jogo: Perceber como existem várias formas de comunicação e como a cultura é uma vertente muito importante da mesma.

Relação com a matéria:

A comunicação, então, tem várias formas: a verbal, ou seja, o uso da língua, de palavras que formam frases; e a não-verbal, constituída por gestos, pela forma como nos vestimos, pelas nossas feições quando exprimimos sentimentos. Foi chamado à atenção que a sociedade está tão fixada na comunicação verbal que muitas vezes se "esquece" da não-verbal.

A comunicação é uma forma de interação social, que é um fenómeno social, e assim, como um sociólogo estuda fenómenos socias, estuda por consequência a comunicação entre indivíduos ou conjuntos de indivíduos.

Apontamentos:

  • COMUNICAR É DIZER E OUVIR!
  • Frase para refletir: "Eu não sou eu sem o Outro"

"Destrinça entre Papel Social, Múltiplos Papéis Sociais e Conflito de Papéis Sociais"

Lições Nºs 59 e 60, Dia 19 de Janeiro de 2021

Introdução:

Para entendermos a destrinça entre Papel Social, Múltiplos Papéis Sociais e Conflito entre Papéis Sociais, a professora realizou várias atividades em aula que consistiam em analisarmos diferentes imagens, textos ou cenários da vida quotidiana.

Desenvolvimento:

Para começar, na primeira atividade, a professora leu alguns textos que demonstravam cenários da vida quotidiana, no qual tínhamos que identificar se era um papel social, múltiplos papéis sociais ou um conflito entre papéis sociais.

Na segunda atividade, a professora mostrou uma imagem com uma ilusão de ótica em que podíamos ver dois cenários. Por um lado, víamos umas calças com um sapato raso unissexo, por outro lado, víamos na mesma umas calças mas, desta vez, com um sapato de salto alto de mulher. De seguida, a professora perguntou o que víamos em primeiro plano na imagem, para que percebêssemos que cada indivíduo pode ter vários estatutos sociais. Isto é, neste caso, estava representada uma mulher que pode ter ao mesmo tempo uma profissão e filhos, tendo assim o estatuto de trabalhadora e de mãe.

Por último, na terceira atividade, a professora leu várias situações para que entendêssemos a diferença entre Estatuto Social Adquirido e Atribuído. Por exemplo, neste caso, um professor tem um estatuto social adquirido enquanto que, um rei tem um estatuto social atribuído.


Conclusão:

Para concluir, entendemos que um Papel Social é um conjunto de comportamentos próprios que a sociedade espera de ti, devido à posição social que exerces, pelo que, cada indivíduo pode ter múltiplos papéis sociais, como o de pai, o de cidadão e o de trabalhador. Contudo, por vezes, pode acontecer um conflito de papéis, ou seja, podem surgir conflitos no desempenho desse conjunto de papéis ou em resultado dos múltiplos papéis desempenhados.

Para além disso, percebemos que, apesar de contrários, os Papéis Sociais e os Estatutos Sociais (o conjunto de comportamentos que esperamos da sociedade por exercêssemos uma certa posição social) estão interligados. Isto é, o Estatuto Social depende do Papel Social para determinar a posição desse indivíduo na hierarquia da sociedade em que se insere.

Porém, não podemos só ter em conta os papéis sociais e estatuto social de cada indivíduo, temos que também prestar atenção à forma como adquiriu esse estatuto social. Podendo assim ser um estatuto adquirido, isto é, um estatuto que o indivíduo adquiriu com esforço pessoal, ou um estatuto atribuído, ou seja, um estatuto que o indivíduo possui sem ter desenvolvido qualquer tipo de esforço.


Introdução às Mudanças Sociais

Lições Nºs 81 e 82, Dia 11 de Março de 2021

Esta atividade foi realizada em grupos de 4 pessoas, em que cada um escrevia, num documento partilhado por todos, as mudanças quer económicas, sociais ou políticas, que achava que tinham acontecido nos últimos tempos em Portugal e no mundo.

No final da aula, concluímos que estes acontecimentos eram de facto alguns marcos sociais outros mudanças socias, aprendendo assim a sua diferença.


Esquema do Controlo Social

Lições Nºs 77 e 78, Dia 4 de Maio de 2021

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